Estamos vivendo uma das piores épocas no meio do audiovisual independente. Muitos de nós estamos com a principal pergunta em nossas cabeças: E agora? O que será do nosso mercado?
Infelizmente, existem muitos que não possuem um plano B e estão agora prestes a entrar em um colapso financeiro.

O #BloDaShore, trouxe duas visões para nosso mercado, a visão de um profissional do mercado financeiro e um empreendedor como nós.

Vamos começar a nossa entrevista apresentando para vocês o Leandro Ormond, especialista em Investimentos do Bradesco, certificado pela Anbima. Vamos tentar entender mais sobre a economia brasileira e a relação com o empreendedor independente do audiovisual.

COMO É RESUMIDAMENTE A ECONOMIA NO BRASIL PARA OS EMPREENDEDORES?

No Brasil, ainda temos muita burocracia para abertura de empresas, e um sistema tributário muito complexo, com uma das cargas tributarias mais altas do planeta. O micro e pequeno empresário sofre demais com com essa carga tributária pesada, e são a grande maioria das empresas do Brasil. O país tem tentado implementar políticas mais liberais para fomentar o empreendedorismo, porque é o maior e melhor meio de geração de empregos. Ainda temos muito pra avançar, pois falta uma boa reforma tributária. É fundamental uma reforma que diminua e simplifique os impostos, para estimular o empreendedorismo.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM MOMENTOS DE CRISE ECONÔMICA DEVIDO A UMA PANDEMIA?
É essencial que todo empreendedor, tenha uma mínima noção de finanças e investimentos. Em momentos de crise, muitas pessoas são levadas a agir sem pensar, levadas pelo medo. O empreendedor que conhece de finanças e mercado financeiro, age mais racionalmente, e acaba tendo menos prejuízo. Estamos passando por uma crise causada pelo medo. Vou dar um exemplo: O bar que não está aberto a noite nas ruas de Roma atualmente, não está aberto por conta de pessoas que estão impedidas de ir na rua… Ele não está fechado por conta do cliente que não tem dinheiro para consumir, nem por conta do próprio bar que não consegue atender o seu cliente. Nesse momento, o empreendedor que tem conhecimento e entende o que está acontecendo, sabe como agir, e se proteger. Muitas empresas fecham logo em seu primeiro ano de funcionamento, devido à falta de conhecimento dos empreendedores.

 

MUITOS PROFISSIONAIS NO AUDIOVISUAL SÃO AUTÔNOMOS, COMO CONSEGUIR RECUPERAR OS PREJUÍZOS SEM “DECRETAR FALÊNCIA”?
A terceira pergunta eu vou responder, levando em consideração que você está falando de investimentos correto?
Primeiro passo, é definir bem seus objetivos e estar devidamente bem distribuído em produtos de investimentos. O dinheiro de giro de caixa, e de reserva para emergências, tem que estar alocados em ativos de baixíssimo risco, com liquidez imediata. Segundo passo é manter a calma, e em caso de estar em posições que estejam sofrendo marcações de preço para baixo, evitar ao máximo resgatar para não “realizar prejuízo”. Caso queira potencializar seus ganhos, alocar uma parte em ativos de mais risco, mas visando o longo prazo, e sempre revisando seu portfólio e fazendo os devidos balanceamentos. Terceiro passo, é sempre seguir o seu perfil de investidor. Não aplique em ativos de risco, se não tem disposição e capacidade. Não tem problema em ser conservador, mas tem um grande problema em perder patrimônio.

Continuamos a nossa entrevista, agora com o André Rodrigues, grande amigo de mercado e com uma vasta experiência, André é Owner da produtora Media Environment, produtor executivo, operador de câmera, editor, colorista e finalizador. Conversamos sobre esse assunto que está nos preocupando muito. Vamos lá:

ESTAMOS ENFRENTANDO UMA DAS MAIORES CRISES NO MERCADO AUDIOVISUAL, COM CANCELAMENTOS DE EVENTOS IMPORTANTES E MUITOS OUTROS SERVIÇOS, POR QUE NÃO SE DESESPERAR?

Por mais difícil que seja a hora agora, ainda mais para os que são freelancers onde alguns destes sem economias guardadas inclusive, não devemos nos desesperar primeiro pela razão óbvia de que o desespero não vai te ajudar a resolver os problemas. Ao contrário, a cabeça nervosa só irá te atrapalhar. O momento é de cortar gastos e não realizar compras de equipamentos novos nem nada do tipo. Para nós desse meio é impossível praticamente trabalhar de casa se você é um profissional de produção. Pós e pré ainda há como fazer, mas que está na produção acaba tendo que ir para a rua, então é tomar os devidos cuidados solicitados pela OMS, evitar o contato e manter seus equipamentos com você sem deixar que outras pessoas façam o manuseio dele. Ao restante dos profissionais de audiovisual que podem trabalhar de casa, façam! É pelo bem de todos.

Apesar das dificuldades que passaremos nos próximos meses acredito que será apenas uma fase ruim curta e que logo em breve estaremos estabilizados e o mais importante, a maioria dos trabalhos vai acontecer porém numa data posterior, então não se desespere porque o que você não colheu agora, vai colher em breve.

COMO VOCÊ ACHA QUE NÓS DA ÁREA IREMOS NOS RECUPERAR DEPOIS QUE ESSA CRISE TODA PASSAR?

Como eu disse, os trabalhos em sua maioria serão apenas adiados. Mas tão logo as coisas se acertem as pessoas irão ter ainda mais necessidade de criar vídeos, campanhas etc. Sendo assim, imagino q será um período complicado sim, mas que logo teremos também um período com muito trabalho na praça. Quem seguir tranquilo vai chegar lá.

VOCÊ ACHA QUE ESSE TEMPO MÍNIMO QUE TEREMOS EM NOSSAS CASAS VAI SER IMPORTANTE PARA NOS REEDUCARMOS FINANCEIRAMENTE E REINVENTAR NOSSO TRABALHO?

Em dúvida alguma essa crise vai ensinar o brasileiro algo que não é comum na nossa educação que é a importância de ter economias. Inclusive será um divisor de águas no audiovisual e em outros setores. Que tiver economias vai se safar tranquilo. Quem não tiver, vai passar por uma tempestade e pode até mesmo quebrar.

E para o nosso trabalho, um tempo em casa para pensar é sempre bom pra encontrar novas ideias e criar novas formas de trabalhar. Além disso dá para estudar bastante através de cursos, prática e até mesmo na Internet, para assim melhorarmos como profissionais.

A Shoreline Films se solidariza todos os profissionais do mundo do audiovisual assim como nós e deseja boa sorte para todos. Essa tempestade irá passar. Iremos lançar ao longo da pandemia diversas dicas de cursos, pacotes entre outros, para ajudar a nossa galera desse mundo que irá precisar muito nesse momento difícil. 

Next
Conceitos de fotografia, equivalência e muito mais…