Tamanho de sensores:

Sensor full frame:

O sensor de uma câmera pode ter diversos tamanhos sendo conhecido como full frame o sensor que possui 36mm x 24mm. Este sensor é tomado como referência para o tamanho dos outros sensores.

Sensor “cropado”, fator de corte (crop factor):

Sensores menores que os full frames são considerados sensores “cropados”. Ou seja, são sensores onde a imagem final será uma parte da imagem final de um sensor full frame, um corte do que seria a mesma imagem em um sensor full frame. Este corte é chamado de fator de corte (“crop factor” em inglês) e é definido pelo quanto menor é o sensor em relação aos sensores full frame.

É importante entender que não há nenhum tipo de “zoom” na imagem quando cropamos a mesma. O que há é um corte de parte da imagem. É bem comum as pessoas confundirem o “crop” com um “zoom” na imagem. Então vamos entender de uma vez por todas que não ocorre nenhum tipo de “zoom” na imagem/enquadramento quando usamos um sensor cropado.

Para exemplificar como saber o fator de corte de uma câmera, podemos pegar os sensores Micro Four-Thirds (Micro quatro-terços, Micro 4/3 ou ainda M43) que possuem exatamente metade do tamanho dos sensores full frames e logo seu fator de corte é de 2x, duas vezes menor que o full frame.

Existem sensores de vários tamanhos com fatores de corte de 1.5x, 1.6x, 2.39x e assim por diante. Quanto menor o sensor maior o fator de corte.

veja mais

por andré rodrigues

Next
Olá, mundo!